Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:
¿Idade: Idade mínima: 14 anos; Idade máxima: 24 anos incompletos.
¿Escolaridade: estar cursando o Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Se maior de 18 anos e com Ensino Médio concluído, deve obedecer as leis trabalhistas.
¿Documentos: 1 foto 3x4 recente; Cadastro Pessoa Física ¿ CPF (cópia); Carteira de identidade (cópia); Comprovante de residência (cópia); Certificado de conclusão do Ensino Médio (cópia com carimbo ¿confere com o original¿) ou Atestado de Frequência no Ensino Regular.
¿Ser contratado como Aprendiz em alguma Organização que trabalhe com o Programa Jovem Aprendiz.
Preferência para jovens sem experiência profissional anterior (Primeiro Emprego).
O Aprendiz em Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas, atua no Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios como auxiliar em vendas e desenvolve atividades relacionadas ao atendimento ao cliente em organizações do comércio, turismo e prestadoras de serviço de médio e grande porte, de direito público e privado. Aplica os princípios de logística para organizar gôndolas e prateleiras, cria documentos organizacionais e possui claro entendimento dos seus direitos e deveres, da importância do meio ambiente, da economia pessoal e do trabalho em equipe. Responsabilidade, organização e visão sistêmica são valores/atitudes essenciais para o desenvolvimento de suas funções.
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
Unidades Curriculares Carga Horária CH (Organização)
1.Promoção do Trabalho em Equipe 21 -
2.Carreira Profissional e Pessoal 21 -
3.Introdução ao Sistema Operacional Windows 21 -
4.Princípios de Economia Pessoal 36 -
5.Educação para o Autocuidado em Saúde 24 -
6.Cidadania, direitos e deveres 28 -
7.Educação ambiental: um exercício para a cidadania 28 -
8.Atendimento ao Cliente Interno e Externo 21 -
9.Princípios de Organização de Rotinas de Trabalho 36 -
10.Rotina de Reposição de Produtos 24 -
11.Comunicação Organizacional - Documentos Comerciais e Oficiais 40 -
12.Princípios dos Processos de Vendas 76 -
13.Elaboração do Relatório da Aprendizagem em Vendas 24 -
14.Aprendizagem em Vendas no Ambiente de Trabalho - 560
Total Parcial 400 560
TOTAL 960 HORAS
INDICAÇÕES METODOLÓGICAS
No planejamento e organização das metodologias de ensino a serem empregadas deverão ser previstas situações ativo-participativas, visando a socialização do saber, a construção e reconstrução coletiva de conhecimentos, ao desenvolvimento das competências mais complexas como a capacidade de síntese, análise e avaliação.
Neste sentido, recomendam-se procedimentos que envolvam análise e solução de problemas, estudos de casos, elaboração de projetos, pesquisas e outros que integrem teoria/prática e focalizem o contexto do trabalho, visando assegurar desenvolvimento das competências.
Para um melhor aproveitamento dos alunos durante o curso, sugerimos que seja seguida a sequência das Unidades Curriculares apresentada neste documento. Caso isso não seja possível, é necessário que o curso inicie com ¿Promoção do Trabalho em Equipe¿ e ¿Carreira Pessoal e Profissional¿ e finalize com ¿Princípios dos Processos de Vendas¿ e ¿Elaboração do Relatório da Aprendizagem em Vendas¿.
Durante o curso, deverá haver no mínimo quatro Conselhos de Classe, seguindo a normativa da trimestralidade.
Os alunos deverão realizar um relatório no final do curso, objetivando a integração de todas as competências adquiridas no Senac com a Aprendizagem em Vendas no Ambiente de Trabalho (Unidade Curricular: Elaboração do Relatório da Aprendizagem em Vendas) e uma Atividade Integradora de Vendas (Unidade Curricular: Princípios de Vendas), objetivando a relação de todas as competências estruturadas no Senac. Tanto a estrutura para a realização do Relatório, como para a Atividade Integradora de Vendas se encontram em anexo à este documento.
Considerações sobre as Unidades Curriculares:
Promoção do Trabalho em Equipe ¿ Esta deverá ser obrigatoriamente a primeira competência a ser trabalhada com os Jovens, pois irá determinar como estes deverão se portar tanto no Senac como na Organização. Deverão ser colocadas as regras básicas para o desenvolvimento da Aprendizagem e para o ingresso do aluno no Mercado de Trabalho.
Carreira Profissional e Pessoal ¿ Ao final deste documento existe um modelo (ANEXO B), que poderá ser utilizado para a elaboração do Plano de Carreira. Lembrando, que este plano deverá compor o Relatório da Aprendizagem em Vendas no Ambiente de Trabalho.
Princípios de Economia Pessoal ¿ caso a Unidade ache pertinente, poderá ser incluído dentro desta Unidade Curricular, como estratégia metodológica, o módulo Economia Pessoal da Junior Achievement. Durante esta Unidade Curricular os alunos receberão alguns conhecimentos sobre informática, assim se houver dois orientadores envolvidos, deve haver um acordo, com um planejamento conjunto para as aulas que deverão estar descritos no mesmo Plano de Ensino e Aprendizagem.
Educação para o auto cuidado em saúde ¿ para esta Unidade Curricular existe um material impresso, que poderá ser entregue para todos os alunos, ou apenas servir de auxílio ao orientador.
Cidadania, direitos e deveres - para esta Unidade Curricular existe um material impresso, que poderá ser entregue para todos os alunos, ou apenas servir de auxílio ao orientador. Sugerimos aqui, que o orientador faça uma ou mais visitas de campo até algumas entidades políticas e/ou culturais da cidade, ex: câmara dos vereadores, prefeitura, museu, etc. Estas atividades deverão seguir os procedimentos para elaboração do Plano de Atividade de Excursão.
Educação ambiental: um exercício para a cidadania - para esta Unidade Curricular existe um material impresso, que poderá ser entregue para todos os alunos, ou apenas servir de auxílio ao orientador. Sugerimos aqui, que o orientador faça uma visita de campo até algum projeto ambiental da cidade. Esta atividade deverá seguir os procedimentos para elaboração do Plano de Atividade de Excursão. Poderá também fazer um pequeno projeto com a turma sobre educação ambiental ou preservação do meio ambiente e dos recursos. Caso a Unidade ache pertinente, poderá ser incluído dentro desta Unidade Curricular, como estratégia metodológica, o módulo Atitude Verde da Junior Achievement.
Atendimento ao Cliente Interno e Externo ¿ Esta Unidade Curricular é pré-requisito para a Unidade Curricular de Princípios dos Processos de Vendas.
Princípios de Organização de Rotinas de Trabalho ¿ Para a análise do fluxograma e organograma o orientador pode sugerir que todos tragam estes documentos das Organizações em que estão desenvolvendo a Aprendizagem. É importante lembrar que o grau de complexidade para estas atividades deve ser bem menor que o grau de complexidade de um Curso Técnico e de Graduação.
Rotina de Reposição de Produtos ¿ Sugere-se aqui, que o orientador faça uma visita de campo até algum Supermercado ou Loja de Departamento, para verificar o Princípios de Logística. Esta atividade deverá seguir os procedimentos para elaboração do Plano de Atividade de Excursão. É importante lembrar que o grau de complexidade para estas atividades deve ser bem menor que o grau de complexidade de um Curso Técnico ou de Graduação.
Comunicação Organizacional - Documentos Comerciais e Oficiais ¿ Durante esta Unidade Curricular os alunos receberão alguns conhecimentos sobre informática, assim se houver dois orientadores envolvidos, deve haver um acordo, com um planejamento conjunto para as aulas que deverão estar descritos no mesmo Plano de Ensino e Aprendizagem. Esta Unidade Curricular é pré-requisito para a Unidade Curricular Elaboração do Relatório da Aprendizagem em Vendas.
Princípios dos Processos de Vendas ¿ Durante esta Unidade Curricular os alunos receberão alguns conhecimentos sobre matemática financeira, assim se houver dois orientadores envolvidos, deve haver um acordo, com um planejamento conjunto para as aulas que deverão estar descritos no mesmo Plano de Ensino e Aprendizagem. Nesta Unidade os alunos farão uma Atividade Integradora de vendas, que será considerado como uma das Avaliações Finais do Curso. Nesta Simulação todos os alunos terão que participar e aplicar competências adquiridas durante o curso, não somente as específicas de vendas. As instruções para a execução desta Atividade Integradora estão em anexo (Anexo C).
Elaboração do Relatório da Aprendizagem em Vendas - Durante esta Unidade Curricular os alunos receberão alguns conhecimentos sobre informática, assim se houver dois orientadores envolvidos, deve haver um acordo, com um planejamento conjunto para as aulas que deverão estar descritos no mesmo Plano de Ensino e Aprendizagem. Os alunos precisarão desenvolver um Relatório da Aprendizagem em Vendas no Ambiente de Trabalho, que será considerado como uma das Avaliações Finais do Curso. A estrutura deste relatório se encontra em anexo (Anexo A).
Aprendizagem em Vendas no Ambiente de Trabalho ¿ Esta parte do curso deverá ser acompanhada por um orientador, ele terá quatro horas semanais para acompanhar os Alunos nas Organizações. É necessário que ele passe por todas as Organizações pelo menos uma vez por mês. Durante esta visita, o orientador irá verificar o desempenho do aluno e como a Organização está tratando o nosso aluno, visualizando o que a legislação da Aprendizagem permite ou proíbe durante esta Prática. O orientador responsável por este acompanhamento precisará preencher uma ficha de acompanhamento para cada um dos Aprendizes (Anexo D), sendo que esta ficha deverá ficar a disposição do Coordenador do Curso.
PERFIL DE ORIENTADOR
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste, poderão ser admitidos docentes com o seguinte perfil:
¿Especialistas/Mestres nas áreas de Logística, Administração de Materiais, Marketing, Vendas, Meio Ambiente, TI, Psicologia, Economia e outras áreas afins com comprovada experiência profissional de no mínimo um ano em atividades preferencialmente no setor varejista relacionada à área de atuação e às especificidades das Unidades Curriculares propostas no curso.
¿Graduados nas áreas de Administração, Logística, Administração de Materiais, Marketing, Vendas, Meio Ambiente, TI, Saúde, Psicologia, Economia e outras áreas afins, com comprovada experiência profissional de no mínimo um ano, relacionada à área de atuação e às especificidades das Unidades Curriculares propostas no curso.
¿Técnicos de Nível Médio nas áreas de Administração, Marketing, Vendas e outras áreas afins, com comprovada experiência profissional de no mínimo um ano, relacionada à área de atuação e às especificidades das Unidades Curriculares propostas no curso.
Ao aluno que concluir o curso será conferido o Certificado em Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas.
INFRAESTRUTURA NECESSÁRIA PARA O ENSINO PRESENCIAL
Sala de aula convencional
Laboratório de Informática, contendo um aluno por microcomputador e com conexão a Internet.
ACERVO BIBLIOGRÁFICO
UNIDADE CURRICULAR: Promoção do Trabalho em Equipe
Referência Básica
MOURA, Ana Rita de Macêdo. Trabalho em equipe. Rio de Janeiro: Ed. Senac, 2011.
Referência Complementar
CARVALHAL, Eugenio do et al. Negociação e administração de conflitos. 2. ed. São Paulo: FGV, 2010.
OLIVEIRA, Marco A. O novo mercado de trabalho: guia para iniciantes e sobreviventes. Rio de Janeiro: Senac Rio de Janeiro, 2011.
UNIDADE CURRICULAR: Carreira Profissional e Pessoal
Referência Básica
BALASSIANO, Moisés; COSTA, Isabel de Sá Affonso da; LEMOS, Ana Heloísa da Costa (Org.) (Colab.). Gestão de carreiras: dilemas e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2010.
Referência Complementar
BORDIN FILHO, Sady. Marketing pessoal: 100 dicas para valorizar a sua imagem. Rio de Janeiro: Record, 2010.
DURO, Jorge; BONAVITA, José Ricardo. Desperte o empreendedor em você. 4. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2012.
UNIDADE CURRICULAR: Introdução ao Sistema Operacional Windows
Referências básicas
SURIANE, ROGÉRIO MASSARO. Excel XP. 10 ed. São Paulo: Ed. Senac, 2010.
SURIANE, ROGÉRIO MASSARO. Windows Vista, 1ª ed. São Paulo: Ed Senac, 2007.
ISSA, NAJET M. K. ISKANDAR. Word 2007. 2ª ed. São Paulo: Senac, 2009
MARTELLI, RICHARD. Excel 2010. 1ª ed. São Paulo: Senac, 2011.
SANTANA FILHO, Ozeas Vieira. Windows 7. 1ª ed. São Paulo: Senac, 2011.
Referências complementares
Não há.
UNIDADE CURRICULAR: Princípios de Economia Pessoal
Referências básicas
CAMPANHÃ, Josue. Administração da vida: potencializando os recursos do seu dia a dia. São Paulo: Hagnos, 2011.
Referências complementares
Não há.
UNIDADE CURRICULAR: Educação para o Autocuidado em Saúde
Referências básicas
OGATA, Alberto; SIMURRO, Sâmia. Guia prático de qualidade de vida: como planejar e gerenciar o melhor programa para sua empresa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
FERNANDES, Almesinda Martins de O; GUIMARÃES, Zileny da Silva. Saúde-doença do trabalhador: um guia para os profissionais. Goiânia: AB, 2007.
Referências complementares
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar / Ministério da Saúde, Secretaria de Assistência à Saúde. ¿ Brasília: Ministério da Saúde. 2002.
UNIDADE CURRICULAR: Cidadania, Direitos e Deveres
Referências básicas
MEDEIROS, Alexandre; FERREIRA, Olivia; GARAVAGLIA, Pedro. Você e os outros. 1ª ed. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2011.
SIQUEIRA JÚNIOR, Paulo Hamilton; OLIVEIRA, Miguel Augusto Machado de. Direitos humanos e cidadania. 3. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.
Referências complementares
Não há.
UNIDADE CURRICULAR: Educação Ambiental: um exercício para a cidadania
Referências básicas
BAETA, Anna Maria Bianchini (Org.). Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. . Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.
Referências complementares
Não há
UNIDADE CURRICULAR: Atendimento ao Cliente Interno e Externo
Referência Básica
SENAC. Departamento Nacional. Atendimento ao cliente. Rio de Janeiro, RJ: Ed. Senac Nacional, 2010.
Referência Complementar
GOLDMANN, Heinz M. Estratégias inovadores de vendas ¿ como conquistar e manter clientes em mercados competitivos. 2. ed. Rio de Janeiro: Imago, 2005.
MEDEIROS, Walter. Técnicas de Atendimento: Onde está o atendimento?. 2. Ed. Santa Cruz do Rio Pardo, SP: Viena, 2006.
UNIDADE CURRICULAR: Princípios de Organização de Rotinas de Trabalho
Referência Básica
CARREIRA, Dorival. Organização, sistemas e métodos: ferramentas para racionalizar as rotinas de trabalho e a estrutura organizacional da empresa. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2010.
Referência Complementar
CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. 8ª ed. Minas Gerais: 2004.
MORAIS, Roberto Souza de. O profissional do futuro: uma visão empreendedora. Barueri, SP: Manole, 2013.
UNIDADE CURRICULAR: Rotina de Reposição de Produtos
Referência Básica
BALLOU, Ronald H.; YOSHIZAKI, Hugo. Logística empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. 1.ed. São Paulo: Atlas, 2007.
RATTO, Luiz; LANDI, Ana Claudia. O trabalho no supermercado: setores, funções e carreira profissional. Rio de Janeiro. Editora Senac DN, 2010.
Referência Complementar
ALLARCON, Maurício. Além das gôndolas: como atua o promotor de vendas no supermercado. Brasília: Ed. Senac Distrito Federal, 2012.
PAOLESCHI, Bruno. Almoxarifado e gestão de estoques. São Paulo: Érica, 2009.
UNIDADE CURRICULAR: Comunicação Organizacional - Documentos Comerciais e Oficiais
Referências básicas
COHEN, David; TOMPAKOW, Roland. a linguagem do corpo: o que você precisa saber. Petrópolis, RJ: Vozes. 2011.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer projetos, relatórios, monografias, dissertações e teses. 5. ed Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
Referências complementares
SANTOS, William Douglas Resinente dos; CUNHA, Rogério Sanches; SPINA, Ana Lúcia. Como falar bem em público: técnicas para enfrentar com sucesso situações de pressão, palestras, negociações, entrevistas e concursos. 3. ed. rev. e atual. Niterói, RJ: Impetus, 2011.
UNIDADE CURRICULAR: Princípios dos Processos de Vendas
Referência Básica
BAVUTTI, Carlos Eduardo. Vendedor, eu? Por quê não?: técnicas de vendas, merchandising, telemarketing e qualidade em atendimento para novos vendedores. Santa Cruz do Rio Pardo, SP: Viena, 2006.
Referência Complementar
RATTO, Luiz. Vendas: técnicas de trabalho e mercado. Rio de Janeiro, RJ: Ed. Senac Nacional, 2012.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Técnicas de vendas: como vender e obter bons resultados. 4. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2011.
UNIDADE CURRICULAR: Elaboração do Relatório da Aprendizagem em Vendas
Referências básicas
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 13. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2011.
Referências complementares
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.